Você teria um animal silvestre como animal de estimação?

485 posts neste tópico

Postado

Sim

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Postado

Sim teria. 

Pois se não fosse a criação de animais silvestres em cativeiro. Muitas espécies já tinham deixado de existir.

A população humana está em crescente expansão , e isto causa impactos ambientais nos habitats desta fauna.

A criação legalizada combate o tráfico sim .pois pessoas deixam de comprar no mercado negro.já que tem disponível dentro da lei. 

O que deve existir é menos burocracia. Pois os criadores comerciais de fauna silvestre e exótica criam um monopólio pois é de dificil inerecia conseguir liçenca de criação comercial. Com isto poucos são liberados pra vender poucas espécies.

 

1 pessoa curtiu isso

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Postado

Sim!  E não afirmo simplesmente sim!  Digo sim com a convicção de que a preservação das espécies depende da criação doméstica, assim entendida aquelas oriundas sejam de amadores ou comerciais, desde que observadas as normas constitucionais e regulatórias vigentes, e sempre, de forma incondicional, ajudar no combate ao tráfico ilegal e predatório de nossa fauna e flora brasileira.

Temos que ter consciência que representamos a classe que já salvou diversas espécies da extinção e divulgar ao máximo esta nossa nobre iniciativa, infelizmente não reconhecida por diversos segmentos de nossa sociedade.  Respeito todos os entendimentos e divergências, mas tenho por meta reverter esta tendência contrária com a demonstração de nossa boa fé, amor e dedicação aos nossos queridos alados.

Merece menção, porque louvável, passagem que li já há algum tempo, encaminhado que foi pelo nosso sempre festejado Zeca (Dr. Paulo José Theophilo Gertner) e outra pelo Aloísio Pacini, no sentido de que é  possível criar animais silvestres legalmente. E que isso é LEGALMENTE RECONHECIDO como forma de combate ao tráfico, desenvolvimento sustentável e mesmo de conservação das espécies. 

Precisamos divulgar que o item 12.3 da Política Nacional de Biodiversidade e seus subitens que comandam o Estado a "Apoiar, de forma integrada, a domesticação e a utilização sustentável de espécies nativas da flora, da fauna e dos microrganismos com potencial econômico".

Divulgar que o art. 6 da Lei de proteção à fauna, que diz que o Poder Público estimulará (não é permitir)  "a construção de criadouros destinados à criação de animais silvestres para fins econômicos e industriais."

É nosso dever enfatizar, de forma a esclarecer a sociedade, que existem criatórios especializados na criação, reprodução, preservação e comercialização das mesmas espécies e que podem ser adquiridas de maneira legal, ética e sustentável.

E que esses criatórios criam nativos, e não silvestres, em ambientes domésticos.  Um dos maiores erros é dizermos que estamos criando “silvestres”.   Devemos sempre afirmar e esclarecer, nunca é demais reiterar, que criamos nativos de origem silvestre.

Por natureza do entendimento, é difícil para a sociedade que não está afeita ao nosso meio, compreender a diferença entre um animal silvestre (selvagem e retirado da natureza, de vida livre) e um animal de origem nativa, cujos antepassados eram silvestres, mas que agora nascido em cativeiro, em ambiente doméstico, e que graças a esta intervenção salvamos da extinção muitos dessas espécies, mormente os já notórios bicudos e curiós, atualmente raros ou até extintos na vida silvestre.

Portanto, além de agirmos de forma perfeitamente legalizada, temos papel importante na proteção à biodiversidade e conservação de espécies ameaçadas pelo tráfico de animais e degradação ambiental. 

Repetindo, grande parte da opinião pública supõe, quando se fala em criadouro comercial de espécies silvestres, que se trata de permissão do Estado para se capturar animais na natureza (uma grande covardia) e vendê-los, auferindo-se lucros sem a contrapartida dos trabalhos de reprodução e conservação.

Nossa luta é provar que somos diferentes do que alardeiam por aí.   Que existem sim os traficantes, escória que deve ser combatida, juntamente com a covardia do tráfico ilegal de animais.   Nossa luta é demonstrar que em todo segmento existem os maus profissionais, os maus elementos, mas que isto não significa que toda a classe deva ser comparada com essa escória, já que em todo segmento, como já dito, seja na política, nos departamentos públicos, nas empresas privadas, dentre tantas e todas as categorias, sem exceção, existe a figura do mau elemento, daquele que denigre a sua própria classe e que para o bem de todos, deve ser identificado e afastado de nosso meio.

Que Deus nos abençoe e nos proteja, e que acima de tudo ilumine a mente dos seres humanos e de nossos governantes (os de valor e honrados, claro) para que estes consigam distinguir entre o bem e o mal, sem cometerem injustiças!

Um abraço fraterno em todos.

Claudio Steenhagen

3 pessoas curtiram isso

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Postado

Sim! São pessoas como nós que de uma maneira ou outra que evitamos a extinção como várias espécies como o Curió, Bicudo etc...no caso meus pássaros crio porque gosto, crio com uma dedicação impar; Dedico um bom tempo para eles. Criar pássaros faz parte de nossa cultura, quem nunca teve um passarinho quando pequeno. Sim sou a favor da criação de animal silvestre desde que criem dentro das normas do IBAMA como tem sido ao longo destes anos

1 pessoa curtiu isso

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Postado

SIM. ACHO BOM ESTA CONSULTA PARA QUE POSSAM ENTENDER QUEM CRIA ANIMAIS SILVESTRE, OU SEJA AVES, SÃO PESSOAS QUE REALMENTE QUEREM A PRESERVAÇÃO DAS ESPECIE. SOU CRIADOR DA ESPECIE TRINCA-FERRO E CURIÓ, PREOCUPADO COM A PRESERVAÇÃO TODOS MEUS PASSAROS NASCERAM AMBIENTE DOMESTICO. SOU TOTALMENTE CONTRA O TRÁFICO, PORQUE NESTA MODALIDADE OCORRE O CRIME E ACABAM COM AS ESPECIES NASCIDAS EM AMBIENTE NATURAL, OU SEJA NAS MATAS E FLORESTAS. TEM QUE HAVER UMA VALORIZAÇÃO PARA AQUELES QUE REALMENTE PROCURAM CRIAR DE FORMA LEGAL.

1 pessoa curtiu isso

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Postado

Sim sim sim...

1 pessoa curtiu isso

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Postado

Criaria e crio com muito carinho e cuidado todos devidamente registrados como determina o órgão competente, o que me intriga é: Porque pessoas como esse deputado não tenta conhecer um pouco mais da criação de animais em cativeiro e criar leis que contribua realmente para a melhoria e incentivo, não leis hipócritas que não servem para nada além de beneficiar traficantes...

1 pessoa curtiu isso

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Postado (editado)

Sim.

Porque eu acredito que do jeito que está meus filhos nunca vão poder apreciar a beleza dessas aves se ela não for preservada em cativeiro

Editado por Carlos Brasa
1 pessoa curtiu isso

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Postado (editado)

Sim, todos os animais hoje considerados de estimação foram na sua  essência Silvestres, inclusive nós, seres humanos. Seria um absurdo se posicionar contra a formação de nossa própria origem...é só uma questão de bom senso e conhecimento da própria natureza!!!!São outros os fatores que estão levando alguns animais a extinção, o principal deles: a ganância!!! E isso nada tem haver com aqueles que cuidam bem e gostam de seus animais de estimação!!! 

Editado por carlos silveira
1 pessoa curtiu isso

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Postado

Sim. Amo ser criador

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Postado

sim 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Postado

Sim,  teria um animal silvestre desde que legalizado, ja que gracas a criacao em ambiente domestico muitos animais escaparam da extincao, sem falar que a existencia de criadores legalizados automaticamente afasta a aquisicao de animais oriundos de traficantes.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Postado

TENHO SIM COM MUITO ORGULHO E CARINHO EM TER UM ANIMAL TOTALMENTE LEGALIZADO AJUDANDO NA PRESERVAÇÃO DA ESPÉCIE

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Postado

acho que animais devem continuar sendo liberado e controlados pelo ibama , e ja tive problemas em fiscalizaçao com o ibama que alegou anilhas falsificadas , porem qdo vc transfere um carro éfeito uma fiscalizaçao e apos é transferido o veiculo , agora o ibama transfere sem fiscalizaçao e depois de transferido diz que a anilha é falsa!!!?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Postado

Com certesa nao sou criador ,mas tenho amigos que criam e cuidam muito bem de seus animais e tem o meu apoio se eles os mautrata-se seria o primeiro a denunciar 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Postado

Sim, tenho pássaros silvestres em meu criatório. Tenho autorização do IBAMA para tê-los desde 2009. E acredito que a criação legalizada deveria ser estimulada, divulgada e principalmente facilitada pelos órgãos competentes estaduais e pelo próprio IBAMA. Há muitos anos não são autorizados novos cadastros para criadores comerciais, isso é um erro terrível, se houvessem mais criadores comerciais, o valores seriam bem menores e tornaria inviável o cidadão não consciente procurar os amimais de origem ilegal. Mas, o que parece é que a ideia é acabar até com os criadores amadoristas, como se fossemos nós os traficantes que retiram os animais da natureza em uma total inversão de ideais. Mais criadores comerciais = maior oferta, menor preço, maior acesso, menor procura pelo ilegal, maior arrecadação para o Estado etc. 

2 pessoas curtiram isso

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Postado

Com certeza, com todas as condições e cuidados para que ele possa viver bem e ter uma vida saudável, e muito amor e carinho " necessário ".

1 pessoa curtiu isso

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Postado

sim eu teria e sou a favor de ter um animal silvestre .pois sendo ele reg e legalizados pelo ibama . outra coisa tem criador de passaro q cria e deixa eles voutarem a natureza .

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Postado

teria sim e tenho vários todos legalizados eos adoro como c fossem gente como nos...

1 pessoa curtiu isso

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Postado

sim

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Postado

Sim, o Ibama deveria dar mais valor e incentivo aos criadores, pois através deles que as especies silvestres podem se manter vivas, já não existe muitas matas nos municípios e estados, e a nossa Amazônia, a cada ano é desmatadas em vários campos de futebol...O que sera dos animais com o fim das matas e dos criadores?  

Crio sim, gasto muito com eles, mas são uma terapia para mim.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Postado

sim. devidamente regularizados de acordo com as normas e procedimentos.

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Postado

Sim tenho calopsita

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Postado

Sim

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Postado

Sim. Criar é preservar!

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!


Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.


Entrar Agora